O Passito di Noto DOP Scaramazzo da vinícola Feudo Rudinì está entre os dez melhores vinhos doces da Itália. Durante a 53ª edição do Vinitaly, o vinho Passito Scaramazzo obteve 92 pontos em 100, resultando nos cinco melhores vinhos doces da Itália.
Desde a sua criação, há mais de 50 anos, a vinícola colocou em primeiro plano o respeito pela natureza, utilizando técnicas tradicionais e não invasivas, para o cultivo de mais de 200 hectares de videiras.
Esta filosofia, aliada ao Terroir, da zona onde se inserem as vinhas, permite a produção de vinhos de excelência, capazes de narrar as riquezas tradicionais da região.
Como o Nero d’Avola, reconhecido como o vinho siciliano mais famoso do mundo, cujas uvas são cultivadas desde os tempos antigos neste pequeno pedaço de terra entre os municípios de Pachino, Noto, Rosolini, Ispica. Neste Terroir (clima árido e seco, altas temperaturas e salinidade marinha) a vinha de Nero d’Avola sempre expressou o melhor de si, como aliás as vinhas de Inzolia, Grillo, Moscato, Syrah, Merlot, Nerello Mascalese, que encontraram o Terroir ideal nesta zona.
SAFRA: 2021
TIPO: Licoroso
UVA: Moscato Bianco 100%
PAÍS: Itália
REGIÃO: Pachino (SR) – Sicilia
ÁLCOOL: 13% vol
VOLUME: 500ml
TEMPERATURA DE SERVIÇO: 10-12 ºC
CARACTERÍSTICAS: As uvas são colhidas maduras e passam por um processo de secagem com temperatura e umidade controladas. Quando perdem metade do peso, cerca de 40 dias depois, as uvas são esmagadas e o mosto obtido, particularmente rico em açúcar, fermenta lentamente a 18°C por mais de um mês em tanques de aço, onde fica até ser engarrafado. Cor amarela dourada brilhante. No nariz tem notas de damascos, pétalas de rosa, mamão e pera caramelizada. Na boca é envolvente, delicado, persistente e surpreendente no seu equilíbrio doce-ácido. Tempo de guarda: mais de 20 anos.
HARMONIZAÇÃO: Vinho de meditação. Ótimo para completar as refeições. Revela-se como um elixir versátil. Perfeito para acompanhamento de sobremesas, para acompanhar queijos de alta e média idade. Ideal para fondue de queijo.
CURIOSIDADE: O ano 733 a. C., i Corinzi desembarcam na Sicília. Trouxeram consigo algumas vinhas já cultivadas na Grécia, incluindo a de baga branca, a “Anathelicon Moschaton”, a estirpe original do Moscato Bianco. Eles espalharam no território de Siracusa, na Sicília e depois em toda a Itália, as técnicas de cultivo e criação da videira. Posteriormente, os romanos aperfeiçoaram essas técnicas e processos de vinificação, a ponto de obter produções de alta qualidade com a uva Moscato Bianco que era conhecida como Apiana, por ser favorecida pelas abelhas
PREMIAÇÕES: 5StarWines – The Book 2023: 92 points
Somos uma adega gourmet, onde ofereceremos não somente excelentes vinhos, mas também destilados, produtos de empório, acessórios, embalagens e tudo mais que seja preciso para que nossos clientes vivam momentos de alegria. Nosso propósito é ajudar as pessoas a viverem momentos únicos através do vinho e todo o seu universo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade