Após escolha das uvas, é realizada a maceração a frio do vinho por um período de quatro dias, seguida de uma fermentação separada por castas em depósitos de aço inox. Todos os processos são realizados por gravidade, para garantir a integridade de cada bago e sua máxima qualidade. Este vinho foi produzido pela primeira vez no ano de 2019. Este tinto foi desenvolvido pela Adega Cartuxa, uma das mais conceituadas vinícolas de Portugal, para o consumo no dia a dia e em ocasiões informais.
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública, localizada em Évora, Portugal, e foi criada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva. A missão da Fundação abrange áreas culturais, educativas, assistenciais, sociais e espirituais, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região de Évora.
Desde a década de 1980, a Fundação estabeleceu uma exploração agropecuária e industrial de destaque em Portugal, com foco na viticultura e olericultura. A viticultura é notável pela produção de vinhos na Adega Cartuxa, um dos principais pilares da Fundação. O vinho é produzido no Monte dos Pinheiros, uma moderna adega com capacidade superior a seis milhões de garrafas por safra, e os vinhos especiais são envelhecidos na histórica Adega da Cartuxa na Quinta de Valbom.
A Quinta de Valbom também abriga o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Convento da Cartuxa), um local de oração dos Monges Cartuxos desde 1587. A Fundação produz vinhos renomados como Cartuxa, EA e Pêra-Manca, e tem recebido diversas premiações internacionais.
Além da viticultura, a Fundação opera o Lagar Cartuxa, onde produz três azeites extra virgens de alta qualidade com as marcas EA, Cartuxa e Álamos, cultivando azeitonas em 400 hectares de olivais.
A Fundação oferece enoturismo na Adega Cartuxa, permitindo visitas à vinícola e degustações de vinhos e azeites. No centro de Évora, também possui o renomado restaurante Enoteca Cartuxa.
País Portugal
Região Alentejo
Sub-Região Évora
Tipo Tinto
Classificação Seco
Produtor Fundação Eugénio de Almeida
Uvas Aragonez, Syrah, Trincadeira
Teor Alcoólico 13,5%
Temperatura de Serviço De 16°c a 18°c
Prova Este vinho de cor vermelha granada possui um aroma amplo, com profundidade e elegância, num estilo arredondado e harmonioso. Na boca, apresenta notas de fruta em geleia e erva seca, sendo suave e apresentando um belo frescor.
Harmonização Pratos de carnes vermelhas e carnes de caça.
Vinificação e Amadurecimento
Após escolha das uvas, é realizada a maceração a frio do vinho por um período de quatro dias, seguida de uma fermentação separada por castas em depósitos de aço inox. Todos os processos são realizados por gravidade, para garantir a integridade de cada bago e sua máxima qualidade.
Somos uma adega gourmet, onde ofereceremos não somente excelentes vinhos, mas também destilados, produtos de empório, acessórios, embalagens e tudo mais que seja preciso para que nossos clientes vivam momentos de alegria. Nosso propósito é ajudar as pessoas a viverem momentos únicos através do vinho e todo o seu universo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade