Produzido pela primeira vez em 1986, o Cartuxa Colheita nasce a partir das vinhas da própria Fundação Eugénio de Almeida. Ao atingirem o nível ideal de maturação, as castas são colhidas e transportadas para a adega, onde inicia-se o processo tecnológico, com desengace total e ligeiro esmagamento. Posteriormente, as uvas são fermentadas separadamente em cubas de inox. Por fim, o vinho passa por dois estágios: um em tonéis e barricas de carvalho francês por 12 meses e o segundo por mais 12 meses em garrafa.
A Fundação Eugénio de Almeida é uma instituição privada de utilidade pública, localizada em Évora, Portugal, e foi criada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida, Conde de Villalva. A missão da Fundação abrange áreas culturais, educativas, assistenciais, sociais e espirituais, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região de Évora.
Desde a década de 1980, a Fundação estabeleceu uma exploração agropecuária e industrial de destaque em Portugal, com foco na viticultura e olericultura. A viticultura é notável pela produção de vinhos na Adega Cartuxa, um dos principais pilares da Fundação. O vinho é produzido no Monte dos Pinheiros, uma moderna adega com capacidade superior a seis milhões de garrafas por safra, e os vinhos especiais são envelhecidos na histórica Adega da Cartuxa na Quinta de Valbom.
A Quinta de Valbom também abriga o Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli (Convento da Cartuxa), um local de oração dos Monges Cartuxos desde 1587. A Fundação produz vinhos renomados como Cartuxa, EA e Pêra-Manca, e tem recebido diversas premiações internacionais.
Além da viticultura, a Fundação opera o Lagar Cartuxa, onde produz três azeites extra virgens de alta qualidade com as marcas EA, Cartuxa e Álamos, cultivando azeitonas em 400 hectares de olivais.
A Fundação oferece enoturismo na Adega Cartuxa, permitindo visitas à vinícola e degustações de vinhos e azeites. No centro de Évora, também possui o renomado restaurante Enoteca Cartuxa.
País Portugal
Região Alentejo
Sub-Região Évora
Tipo Tinto
Classificação Seco
Produtor Fundação Eugénio de Almeida
Uvas Aragonez, Castelão, Trincadeira
Teor Alcoólico 14,5%
Temperatura de Serviço De 16°c a 18°c
Prova Este vinho de cor granada possui um aroma evoluído, notando-se a presença da casta Trincadeira, misturada com as notas quentes da planície alentejana. Na boca, é muito afinado, floral e cheio.
Harmonização Pratos de carnes vermelhas e carnes de caça.
Vinificação e Amadurecimento
Ao atingirem o nível ideal de maturação, as castas são colhidas e transportadas para a adega, onde inicia-se o processo tecnológico, com desengace total e ligeiro esmagamento. Posteriormente, as uvas são fermentadas separadamente em cubas de inox. Por fim, o vinho passa por dois estágios: um em tonéis e barricas de carvalho francês por 12 meses e o segundo por mais 12 meses em garrafa.
Somos uma adega gourmet, onde ofereceremos não somente excelentes vinhos, mas também destilados, produtos de empório, acessórios, embalagens e tudo mais que seja preciso para que nossos clientes vivam momentos de alegria. Nosso propósito é ajudar as pessoas a viverem momentos únicos através do vinho e todo o seu universo.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade